artigos e ensaios - 1993 / Mariza Peirano

Inventando "raça"

No momento em que no Brasil manifestações de preconceito envolvem grupos sociais em conflitos violentos e a intolerância assume um caráter aparentemente racial - como no caso da violência contra os nordestinos em São Paulo -, nada mais oportuno para Ciência Hoje do que endossar as palavras da representante da SBPC, Mariza G. S. Peirano na audiência pública "Racismo e neonazismo: a difícil convivência igualitária numa sociedade democrática", da Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias, realizadano Congresso Nacional, Brasília, no dia 9 de dezembro de 1991, tornando-as seu editorial nesta edição. Compartilhamos, assim, com a classe politica, os sentimentos de repúdio às manifestações de antagonismo e preconceito.

Lembra-nos a professora, do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, que os pesquisadores das ciências da cultura têm uma concepção da humanidade muito mais rica e mais complexa do que a encontrada no senso comum cotidiano. Para eles, a humanidade é ao mesmo tempo uma única, mas também contém uma grande diversidade. Esta diversidade se desdobra continuamente, produzindo novas concepções de mundo, novas formas sociais. Este modo de ver a humanidade faz com que esses pesquisadores assumam compromissos éticos e políticos não só com a sociedade da qual fazem parte como especialistas ou cidadãos, mas também com aquelas que estudam e com os povos com que convivem.

O debate em curso no Brasil sobre a modernidade é uma ocasião para relembrar que os valores de tolerância e de relativismo, produtos das ciências da cultura, são fenômenos do mundo moderno, o qual desenvolveu um interesse especial em examinar as diferenças culturais e preservá-las, mostrando seu potencial de riqueza. As ciências da cultura são, portanto, caudatátias das noções de direito e liberdade, justiça e tolerância, que levaram ao estabelecimento das instituições democráticas, das constituições, das noções de direitos humanos, governo majoritário, sistemas partidários etc. Leia mais...