artigos e ensaios - 1987 / Mariza Peirano

A Índia das aldeias e a Índia das castas

Reflexões sobre um debate

Quando se considera a influência intelectual que os franceses sempre tiveram no Brasil, o caso de Louis Dumont não é exceção. Conceitos como "individualismo", "holismo" e "hierarquia" - muitas vezes explicitamente usados no sentido "dumontiano" - são frequentes nos textos antropológicos, e também em outras ciências sociais.

É difiícil ficar-se imune às influências, especialmente frente a um arcabouço teórico com tamanho poder explicativo, Este exercício, no entanto, tem um objetivo diferente que o de uma exegese do pensamento de Louis Dumont. Dou por susposto que ele é bastante conhecido e me proponho a ver quem é Louis Dumont, o antropólogo francês, para os antropólogs indianos (ou sociólogos, já que, embora se apresentem como antropólogos no exterior, em casa eles se auto-referem como sociólogos). Como são recebidas as teorias dumontianas por intelectuais com formação antroplógica quando estes são, ao mesmo tempo, nativos e cidadãos indianos?

Esta proposta tem seu interesse não só porque foi no diálogo com a civilização indiana que Louis Dumont desenvolveu suas principais proposições. Mais ainda: porque foi respondendo a antropólogos e filósofos sociais indianos que ele construiu grande parte da sua obra. Este aspecto, geralmente desconhecido (ou, quando conhecido, relegado), faz do trabalho de Dumont uma das vozes de um diálogo que tem como participantes pensadores inlgeses, franceses e indianos. Olhar o outro lado, que nos é menos conhecido, o da Antropologia indiana, aquela da qual se espera - no dizer de Dumont - "uma participação, senão ativa, pelo menos passiva, dos dados que oferece" [!], pode nos trazer surpresas. Surpresas e talvez lições para nós, cientistas sociais brasileiros. Afinal, trata-se de recuperar vozes pouco audíveis, vozes que não chegam a nossos ouvidos, acostumados a sintonizar apenas as últimas contribuições do Primeiro Mundo, muitas vezes - mas felizmente nem sempre - para transformá-las em modismos locais.Leia na íntegra...